quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A Essência do Fim

Para mim, durante o ano há três períodos de reflexão: Aniversário, Natal e Ano Novo, estes dois últimos por serem muito próximos um ao outro, acabam por se tornar uma só reflexão extensa. Pela criação que tive, é impossível não "re-questionar" a importância capitalista e materialista que esse período do ano tomou, mas hoje eu até abstraio porque essa ironia de enfatizarmos o valor de sentimentos abstratos e nos preocuparmos com bens materiais, já não é segredo para ninguém.
Mas presentear não é só um ato superficial capitalista, também é vontade de demonstrar nossos sentimentos por aqueles a quem queremos bem; é claro que nem sempre queremos bem àquele chato que tiramos no amigo oculto da empresa, ou do porteiro mal educado que fica um anjo pra ganhar caixinha de Natal, mas sim aqueles que presenteamos pois nosso coração assim deseja. Há muita pressão social para presentearmos a uns e outros, e muita pressão emocional para presentearmos aos nossos queridos, mas infelizmente a realidade da maioria não permite que se presenteie nem a um, nem ao outro.

Já o Ano Novo, na minha opinião, escapa um pouco disso, é a renovação explícita, é um início claro para a maioria de um novo momento, um novo ciclo, desejadamente melhor que o anterior. Eu gosto de renovações, fins de cliclos, jogar fora o que acabou (até se for um frasco de xampu, juro!), sempre simpatizei mais com o Ano Novo, porque no Natal sempre se quer estar com toda a família, e nem sempre isso é possível, sempre tem uma tia ou avó ressentida, alguém que vai dormir mais cedo... Essas coisas.

Esse texto tá enorme, acho que ninguém vai ler, mas pra quem ler, esta é a essência das festas de fim de ano pra mim.


Quero desejar a todos meus (poucos e especiais) leitores, uma vida maravilhosa! 
Natal e o Ano Novo representam a mesma coisa, os mesmo desejos, as mesmas esperanças em sua essência; nascer, renascer, amar ao próximo, renovar-se, estar em cristo, ter uma vida próspera e é isso que desejo a vocês!

Obrigada por terem me acompanhado durante 2010, e que em 2011 todos estejamos mais inspirados por coisas  boas em nossas vidas!


Vários beijos e abraços da meia noite!

3 comentários:

Daniel Braga disse...

Ahhh.. obrigado linda! Eu também te desejo tudo isso de bom. 2011 será melhor do que 2010 pode esperar.

*DB*

Maurício Costa disse...

Mas o ano de 2010 já acabou?
Juro q nem vi...
Vc nem me avisou pra eu botar uma roupa nova...
Ah...por isso q c me deu akela camisa...
Por isso akela festa aki em casa...
Tendi!
=D
êêê...então...filiz 2011, amor! rs
bjus

Cleide Cavalcante disse...

Olá minha linda! Um pouco atrasado meu comentário para o post, mas o importante é que estou aqui =D, certo?
Quando crescemos e descobrimos a realidade do Natal, acredito que ele acaba por perder toda a magia.
Jesus não nasceu neste dia, o Papai Noel usa uma roupa patrocinada pela Coca-cola, não temos neve, não tem criança aqui em casa para esperar o presentinho na janela, se torna tudo muito sem graça! sem contar que não como aves, então essa coisa de aves enormes na mesa me embrulhão o estomago.
Mas ano novo é tudo de bom, confesso que o meu ainda não começou direito, mas é bom ainda assim, aqui em casa reunimos toda a família, acho importante virar o ano ao lado de quem se ama, não em uma festa com desconhecidos. Inevitavelmente nossas expectativas se renovam, surgem metas, cresce a vontade de viver. É sempre algo para se comemorar.
Mas pensando bem, será que eu nunca tive um ano tão bom ao ponto de não querer que ele acabe??? Pois é, acho que não, tomara então que 2011 seja o primeiro, de muitos é claro.
Beijão!