domingo, 25 de outubro de 2009

A Árvore da Vista, Parte 3 - Líderes


"Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder."

Fonte: Wickipédia

Para mim, liderar é a capacidade de gerenciar pessoas, principalmente a si próprio. Uma pessoa desorganizada, confusa e desatenta, jamais poderá ser um bom líder.
A liderença no mundo animal costuma estar nas patas do mais forte, mais esperto ou do melhor reprodutor, no caso dos machos; e no caso de colônias onde as fêmeas é que lideram, os critérios são bem semelhantes, e com o somatório de que a rainha sempre é a maior, e em algumas espécies arranca partes do corpo do macho após o coito.
Algo parecido com o que acontece nas grandes multi-nacionais lideradas por mulheres, elas costumam ser muito mais competitivas e agressivas do que suas subalternas.
No mundo humano, a liderança tende a estar nas mãos dos mais capacitados, dos que têm melhores cargos, e/ou daquele que tem mais dinheiro, nesses dois últimos casos pode ser uma liderança perigosa, porque nem sempre o líder imposto pelo sistema de sociedade é o mais inteligente ou mais capaz de gerir um negócio como um todo.
Por isso acho importante que numa empresa se tenha funcionários auto-suficientes, capazes de fazer corretamente suas tarefas, sem a necessidade de algum líder para supervisionar estas tarefas constantemente; onde possa acontecer a chamada Liderança liberal ou Laissez faire (Deixar fazer).


"O Chefe é o nosso líder, a árvore somos nozes"


;)