quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Vício

O Maurício escreve sobre Dependência e eu escrevo sobre o outro lado da moeda, o que causa a dependência; o vício.

Vício (do latim "vitium", que significa "falha ou defeito" )

Seu oposto é a virtude.

Virtude (do latim "virtus" que significa, "força")

Ou seja, o vício pode ser considerado uma fraqueza, já que ser forte é uma virtude.
No entanto, qual é a diferença entre fraqueza e necessidade?
Existe uma linha tênue que separa as duas coisas, já que muitos por deficiências biológicas ou sociais desenvolvem vícios, aí então está a fraqueza, que pode vir de ser estruturalmente mais fraco do que os demais, ou de simplesmente fraquejar cedendo ao vício.
Nada simples, um pouco confuso, mas bem direto!

Todo viciado tem que ter força de vontade para vencer os efeitos da abstinência, e todos eles podem viver sem serem dependentes de seu vício para ficar "bem", "alegres", "descolados", "acordados", "dormindo", "sem dor"... Mas nem sempre querem, e nem sempre precisam se livrar dos seus pequenos (ou grandes) vícios.

Eu sou viciada em muitas coisas (chocolate, açúcar, música, coca-cola...), mas tem coisas que não me permito desfrutar pouco mais do que o normal, por que sei que minhas fraquezas me fariam abusar e me viciar.

Como os genes para o câncer, algumas pessoas tem mais deles e por tanto maiores chances de terem a doença; algumas pessoas são biologicamente ou socialmente mais suscetíveis a vícios.
Por esta razão não culpo certas pessoas por terem certos vícios, as culpo sim, por manterem o vício quando não lhes faz bem, mas se as faz bem, e não faz mal a mais ninguém, e elas sabem as conseqüências de seus vícios, por que interferir?

Compreensão é tudo nessa vida (...)

4 comentários:

Maurício Costa disse...

E será q sabem?
SIM!
O tempo do 'não sabia' acabou...

Beijos

PS: vou cobrar direitos autorais por me citar...rs

Daniel Braga disse...

Vício... viciado.
Louco, porém feliz.



Compreensão é tudo nessa vida. [2]

Grazi disse...

Vício, assunto complicado esse, mas concordo com: a pessoa não é culpada por ter o vício e sim por mantê-lo, pois muitos tem a consciência...

Filipe disse...

nem todo extremismo é bom...
vício ou virtude