sábado, 18 de dezembro de 2010

Moral da História

Todo filme, todo livro, todo conto, toda fábula e até novela; TODOS têm uma lição, uma "moral da história", algo que as pessoas buscam, algum ensinamento que as faça viver melhor.
Seria bom se a vida tivesse uma moral ao final, uma moral que concluísse o que toda nossa existência significou, algo que deixássemos para as próximas gerações,  mas não é assim, nem no início, nem no meio, nem no fim. Não temos um roteiro, não sabemos que estilo literário nossa vida pode se tornar; romance, ficção científica, ação suspense, dramalhão mexicano, ou novelinha (quase) perfeita do Manoel Carlos, onde pobre, só é pobre porque usa roupa estampada!
Procuramos respostas para solucionar nossos problemas, procuramos o lado bom das coisas ruins que nos acontecem, e esta é nossa moral, o que fazemos com o que nos acontece na vida, e esta moral é um hábito (assim como a etimologia da própria palavra, que vem do latim mores [costumes], já diz), que pode ser repetido infinitas vezes apenas porque assim foi feito muitas vezes, sem se contestar o por quê de agirmos dessa forma.
Nossa existência se justifica em si própria, se preocupar com algo transcendental pode nos levar a uma utopia de que o mundo é justo, mas não é. O que aprendemos, usamos em nossas existências, e a moral da história nesse caso, é a conduta que seguimos ao longo de nossas vidas.

Moral da história... Qual é a moral da sua vida?






"Se não tem respostas para suas perguntas, é porque não está fazendo as perguntas certas"

2 comentários:

Maurício Costa disse...

Difícil é comentar no teu blog já tendo feito os comentários com vc do meu lado...rs
Mas...
Bela observação a do Maneco e suas blusas coloridas...
Moral: Ning tem moral nesse mundo...nem pra seguir nem consigo, qnto mais a de uma história...
A gente só chega onde a gente quer, do jeito que a gente quer e ponto.
A moral da história a gente deixa para qndo forem fazer nossa biografia.
=D
bjus

Daniel Braga disse...

Aiiin... amei o post! E a imagem, e a frase. Perfeitos. Obrigado pelo comentário no blog amore.

~SizeUp é? Você sempre metida em algo diferente. Te adoro.

*DB*