sábado, 28 de agosto de 2010

Eficiência

Quem já assistiu um pouquinho que seja do programa "Teleton", exibido uma vez por ano pelo SBT, deve conhecer o manjadíssimo trocadilho "Eles não são 'deficientes' são eficientes"; e um dia desses eu pude comprovar que esse trocadilho, como quase todo bom clichê, está certíssimo.

Sábado a tarde  - Fui as Lojas Americanas do centro comercial de onde eu moro, procurei por um produto e não o encontrei, olhei ao meu redor e não havia NENHUM vendedor, nem repositor, nem estoquista, nem ninguém com aquela camisa "bonitinha" das Lojas Americanas. Então, eu muito desesperada fui até uma das caixas e perguntei se eles tinham o produto, e onde ele estava, educadamente (até) ela me respondeu que com certeza tinha, e que ficava na sessão X no segundo andar; subi eu as escadas apressadamente (porque eu estou SEMPRE com pressa), e procurei o produto; eu rodei, rodei, rodei, praguejei, amaldiçoei o Sr. Lojas Americanas e muito insatisfeita fui embora.

Terça a tarde - Fui a uma Lojas Amercianas que fica num shopping, na mesma cidade onde moro, como estava novamente com pressa, segui o mesmo "ritual", olhei pra um lado, olhei pro outro e eis que avistei um repositor recolhendo alguns produtos, chamei por ele e quando ele se virou, percebi que ele tinha deficiência mental e que tinha uma das mãos paralisadas; ele foi muito educado, me levou até o produto que eu desejava e sorriu pra mim, em menos de 2 MINUTOS ele solucionou o que outras pessoas sem nenhum tipo de deficiência não fizeram. Por quê?

Esse pequeno acontecimento me emocionou, emocionou de verdade, e me emociono ao escrevê-lo pra vocês. Tantas vezes não damos credibilidade àqueles que tem alguma espécie de limitação fisicamente visível, e estes por tantas vezes aparecem em nossas vidas para nos ajudar.
São pessoas hiper sensíveis ao nosso estado emocional, custumam gostar de se sentirem utéis sendo assim bastante prestativos. são cuidadosos, pois sabem que têm que tomar alguns cuidados que nós não precisamos, por suas limitações precisam sempre se superar, e provar para nós que são tão bons quanto pessoas sem nenhum tipo de deficiência.

A sociedade precisa exaltar estes cidadãos, que superam tantas dificuldades para terem uma qualidade de vida ao menos próxima da nossa.
O preconceito em relação a deficientes físicos e mentais não passa de ignorância, de quem não conhece a realidade de uma pessoa nesta condição, e que não abre a mente para perceber que; toda capacidade está no ato de persistir, se esforçar e se superar.



Obrigada por ler :)



Carinho e Luz pra vocês!

2 comentários:

Daniel Braga disse...

Amigaaaa.... amei seu post! Lindo, me emocionei de verdade.. tenho um primo assim e sei bem como é o lance do preconceito. Graças a Deus sou livre disso.

*DB*

Maurício Costa disse...

Me lembro de ter ficado contente que vc tenha passado por isso.
É mais uma lição que vc trouxe pra nossas vidas.
Não que antes subjugássemos os tais, mas agora temos mais que uma teoria, temos um fato pra nos apoiar!
=]

AAAAMO VOCÊ!!!!
Beijos!!