quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Árvore da Vista, Parte 2 - COMUNICAÇÃO INTERNA

Comunicação Interna



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



De acordo com a conceituação de Margarida Kunsch, a comunicação interna é um setor planejado, com objetivos bem definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas de comunicação institucional e até da comunicação mercadológica (para o caso do endomarketing ou marketing interno). Portanto, a comunicação interna corre paralelamente com a circulação normal da comunicação que perpassa todos os setores da comunicação, permitindo seu pleno funcionamento.


A comunicação ajuda a construir o futuro e a desenvolver uma visão onde as pessoas participam juntas e se envolvem nos processos de mudança. A comunicação também estimula o sentido de pertencer, o que gera comprometimento por parte dos empregados.


A comunicação interna evidencia a existência de uma comunidade empresarial.


E mais do que isso, a comunicação interna evidencia que há diálogo, follow up, feed back, atenção, respeito, coordenação e entrosamento não só em uma grande empresa, nem somente numa empresa qualquer, mas sim é um entrosamento que pode ocorrer em pequena ou grande escala como entre pais e filhos ou o presidente de uma multi nacional com seus operários espalhados por todo o mundo, formando uma Torre de Babel de línguas.

A capacidade de promover e efetivar a comunicação interna é a capacidade de se relacionar interpessoalmente muito ou pouco, em casa ou na empresa.

Se comunicar internamente com sucesso é ter a certeza de que o trabalho ou o relacionamento realizado dentro da empresa ou dentro de casa será visto e aceito também de maneira bem sucedida fora desta comunidade em que se relaciona.

É ter a capacidade de transmitir pensamentos, ídeias, dúvidas e sugestões, é ser capaz de se expressar adequadamente no meio em que se vive.

3 comentários:

Daniel Braga disse...

Torre de Babel de línguas. Adorei isso, bem interessante =) Obrigado pelo comentário amore...

~Até a próxima.

*DB*

Maurício Costa disse...

Este é apenas um ponto de vista sobre comunicação. Mto obviamente que eu vou me posicionar de maneira que fique claro que meu conceito seja de que a comunicação é mto mais que isso.

#Tecontoemcasa

rsrsrsrs

Beijos, amor!

Gisele Boltman disse...

A comuicação obviamente é muito mais do que isso.

"Se comunicar não é o que eu digo, é o que você entende" [Marcelo Tas]

Eu estava falando apenas da "Comunicação Interna", é algo mais especifico, e é claro, menos abrangente.

Pelo jeito não houve comunicação!
rsrsrs